|| Equilíbrio Emocional e o que isso representa no mundo
Blog

Equilíbrio Emocional e o que isso representa no mundo

Equilíbrio Emocional e o que isso representa no mundo

Hoje vamos falar de Equilíbrio Emocional, Gestão das Emoções e o que isso tem a ver com o mundo em que vivemos.

Você reconhece que suas emoções interferem em seu comportamento?

Você reconhece que precisa de mais Equilíbrio Emocional?

As nossas emoções nos levam a estados emocionais, ditam-nos as cores do dia, as lentes pelas quais queremos ver o mundo, as pessoas, os acontecimentos. Nem digo “lentes pelas quais vamos ver …” porque somos nós que decidimos ou podemos decidir isso.

Com que lentes quero ver o mundo?

Não posso decidir tudo, mas posso decidir muito, o suficiente para ter autonomia, liberdade, saúde emocional e mental e se quero viver minha vida com ou sem equilíbrio, …

Se me coloco num estado emocional cheio de recursos, eu me vejo bem e me sinto capaz de estabelecer vínculos com as outras pessoas: eu me aproximo, ao invés de me afastar delas, e posso conviver com elas, servi-las e ajudá-las, se precisarem de mim.

Quando estou bem emocionalmente, eu lido bem com coisas materiais, com cuidado, mas sem apego, e busco valores e aspectos não materiais da vida, aqueles que se percebem pelos sentidos.

Que valores estou buscando?

A espiritualidade ajuda a promover melhor relacionamento interpessoal na família, na comunidade.

É a espiritualidade que me permite considerar valores como reconciliação, compaixão, misericórdia.

É a dimensão espiritual que me leva a enxergar o real sentido da vida, a buscar e sempre redimensionar o propósito que quero ter como norte da minha vida.

Pela espiritualidade, não necessariamente religiosidade, começo a me ver melhor e a me entender como ser único e valoroso que se comunica com um Ser Supremo, Deus Amor, e com o outro, que, como eu, é único, com talentos e missão igualmente únicos.

E na medida em que reconheço em mim e no outro a peculiaridade do ser e a semelhança que temos com o Ser Superior que também existe em nós, eu faço o movimento de aproximação, de corpo e alma, não de isolamento, de criar vínculos e não de deletar pessoas, de reconciliar, de ressignificar a vida, os relacionamentos, os acontecimentos.

Assim, os frutos da compaixão e da misericórdia despontam, amadurecem e sentimos a força da vida pulsando vibrante em nós.

O que passo a experimentar é paz, vida sem pressa, presença, momento e começo a entender que paz e céu principiam dentro do ser humano e se estendem por terras e mares, cessando e extinguindo todo o poderio bélico e o desejo inconsequente de aniquilar o outro e o mundo.

A paz começa nos corações equilibrados e se manifesta em gestos de benevolência, bem-aventurança e na cessação de toda cobiça, inveja e ira. Cessando cobiça, inveja e ira no coração das pessoas, cessam as traições, os maltratos, a violência, as maldições que nos afligem.

Gritos, palavrões, atitudes ríspidas de insolência e presunção, sinais e demonstração de desequilíbrio e doença emocional cedem lugar a palavras e gestos maduros, sensatos, saudáveis, cordiais, pensados, de amor, respeito, encorajamento e admiração.

Músculos e braços que antes distribuíam socos, murros e demarcavam território esquecem a função egocentrista e covarde, para se deleitarem e se estenderem em gestos outros de sanidade, acolhimento, abraço, proteção.

O que era rancor e ódio pode ser agora vontade, ação, disponibilidade para o amor, serviço, gesto solidário e confiante: o mundo é de todos nós, e enquanto vivermos por aqui devemos fazer o bem, deixar pegadas instrutoras e um legado bom, com um tutorial animador à posteridade: “pode vir, que Aqui é um lugar agradável de se viver, construído para todos. Nós deixamos para vocês o melhor que pudemos. Multipliquem o bem que recebem e construam um mundo ainda melhor.”

Neusa Storti, Especialista em Gestão e Equilíbrio das Emoções, atende online, por Skype, e presencialmente em Belo Horizonte. Ligue, para agendar sua consulta. (31) 99918-4416.

Se você leu este texto, comente, fale conosco. Compartilhe, se você gostou; ajude-me a divulgar este trabalho, pois um blog precisa de leitores como você, que chegou até o final desta publicação, pelo que muito agradeço. Volte sempre, continue com a gente.

Newsletter


Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro das novidades