|| O que faço com o que aprendo.
Blog

O que faço com o que aprendo.

O que faço com o que aprendo.

Eu realmente aprendo?

Na hora de aprender somos um pouco de cada coisa, e algo pode predominar em cada um de nós quando se trata de aprendizagem. Estar vivo é aprender, ter vontade de aprender.
Podemos nos observar e observar pessoas à nossa volta.
Teoricamente nos dividimos em grupos; quando se trata de adquirir conhecimentos, somos auditivos, visuais, cinestésicos, lembrando que na prática somos tipos híbridos, com predominância ou não de um desses aspectos ou tipos.
O que faço quando quero aprender um conteúdo?
Aprendo melhor vendo imagens, olhando para o meu interlocutor, ouvindo um áudio, escrevendo, anotando o que vejo e ouço, desenhando, fazendo gráficos, tocando, desmontando, montando de novo?
É curioso e instigante aprender como o cérebro humano funciona e observar que tipo de pessoa eu sou na hora de aprender.
Um pai, um professor que já se observou e observou como são as pessoas à volta, ao observar o filho, o aluno, tentando descobrir como ele se comporta na hora de aprender tende a alcançar melhores resultados na hora de ensinar ou passar noções e conteúdos.
Se sou professor, palestrante, vou promover um workshop e sei que terei um grupo de pessoas, uma classe, plateia à frente e não terei como classificar rapidamente os indivíduos, posso preparar com antecedência o conteúdo a ser ensinado ou apreendido usando todos os recursos que puder ter à mão: exposição do assunto por meio da palavra, slides, vídeos, gráficos.
Passado o conteúdo, devo montar duplas, grupos, dispor de monitores, e os alunos, as pessoas devem ouvir, ver, anotar, fazer gráficos, montar, desmontar coisas, recortar, colar, literalmente colocar a mão na massa, pintar, colorir, calcular, reproduzir, resolver, ensinar… se quiserem aprender.

Quer dominar um conteúdo? Ensine-o! Quem ensina o que aprende aprende mais que todos, é assim que funciona, esse é o grande segredo, se você quer dominar um assunto, um conteúdo e ser expert em um tema. Aprender muito, aprender sempre, ensinar!

Portanto, ensine falando, escrevendo, produzindo conteúdo relevante em texto, livro, e-book, vídeo, aúdio. Quanto mais você partilhar, mais você saberá!

O que faço com uma receita boa, um livro que leio, um vídeo, um filme bom que vejo?

Eu realmente aproveito o conteúdo que aprendo, reflito sobre ele, coloco-o em prática , ensino o conteúdo a alguém, mudo minha maneira de pensar, modifico o meu comportamento, mudo a vida de alguém ou perco tudo, esqueço e continuo igual e nada acrescento às pessoas ao meu redor?

Guardo o que sei para mim ou levo-o adiante?

Sou doido para modificar os outros, mas estou convicto de que as mudanças que quero fazer no mundo começam em mim?

Veja o meu vídeo sobre fazer anotações disponível no Youtube.

Newsletter


Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro das novidades