Escolha no Youtube, Spotify, uma música alegre e positiva para animar-se.
Depois de sua higiene pessoal, ainda sem sair do seu quarto ou num ambiente agradável e de silêncio, comece a fazer exercícios de respiração consciente.
Tome água em pequenos goles durante os exercícios.
Preste atenção no ar entrando e saindo do seu corpo e concentre-se nisso por um tempo. Vá ouvindo a música e inicie alguns exercícios de movimentos leves de braços, pernas.
Você pode, por exemplo, fazer exercícios de girar levemente o corpo, a cabeça, flexionar-se, alongar-se. Exercícios para cada parte do corpo.
Agachar-se e erguer-se, uma hora com as pernas fechadas, depois, mais abertas, com as pontas dos pés viradas para fora, depois levantando um pé para o lado, depois o outro pé para o outro lado, após agachar-se; você pode levantar um pé para trás, depois o outro pé para trás, após agachar-se.
Eu costumo fazer cerca de 40 agachamentos ao todo, sempre procurando ter concentração total nos movimentos.
Você pode fazer, por exemplo, exercícios para os braços, apoiando-se na beirada da cama, os pés longe da cama, levantando o corpo apenas com a força dos braços, como fosse uma prancha inclinada, umas dez vezes.
Virando-se de costas para a beirada da cama, você pode colocar as mãos na cama flexionar os joelhos, levantar e descer devagar o corpo com a força dos braços, umas dez vezes e repetir uma vez a série dos exercícios de braços, se quiser, sempre percebendo onde está a sua mente. Traga-a sempre de volta ao que está fazendo.
Faça menos vezes, se estiver começando. Nunca é tarde para começar a beneficiar-se com os exercícios e o bem-estar que eles podem lhe proporcionar, se estiver com sua atenção plena no que estiver fazendo.
Concentre-se em cada parte que está sendo exercitada: braços pernas, ombros, mãos, pescoço, cabeça, joelhos, cotovelos.
Deitado(a) na cama, você pode fazer exercícios para o seu abdômen; faça movimentos circulares com as duas pernas erguidas, como se estivesse a andar de bicicleta. Ande para a frente, depois para trás, vinte vezes cada, e a sua mente ali, plena, nos movimentos dos pés ou no seu abdômen contraído.
Você pode colocar os pés para o alto, cruzando os pés, contraindo o abdômen, cruzar levemente as mãos na nuca e levantar o corpo em direção aos joelhos estendidos, colocando a força em sua coluna para levantar-se.
Contraia e descontraia cada parte do corpo. Preste atenção em cada movimento do seu corpo. Exercícios preparatórios de tai-chi-chuan se prestam perfeitamente para os movimentos do corpo. Respiração, música suave, concentração em cada parte: ombros, mãos, pernas, pés.
Deitado(a) na cama, experimente esfregar as mãos uma na outra e passar as mãos levemente aquecidas pelo rosto, pescoço, nuca, crânio, concentrando-se em cada movimento, no ar que entra e que sai na respiração.
Tente, se quiser, friccionar novamente as mãos, esfregar os braços, um, depois o outro.
Experimente a boa sensação que é fazer movimentos rotativos com os braços, enquanto, com a outra mão, você esfrega vigorosamente o outro braço em movimento contrário. Comece no ombro, e vá descendo até chegar nas mãos. Friccione igualmente cada dedo, fazendo movimentos contrários ao rodar e friccionar cada dedo. Rode o dedo para um lado e fricione-o com a outra mão em sentido contrário, como se estivesse a torcer suavemente cada dedo. Depois aperte suavemente a ponta de cada dedo ao terminar a fricção. Sinta o bem-estar dessa sua atenção plena em cada exercício.
Sinta o prazer e a alegria de proporcionar-se esse tempo para você.
Experimente a sensação relaxante de concentrar-se no seu abdômen e fazer movimentos lentos e circulares, com as duas mãos juntas, em sentido anti-horário, sobre o seu abdômen. Eu costumo fazer 50 movimentos desses.
Depos eu me sento na cama, concentro-me nas pernas e faço vigorosas fricções em cada uma delas.
Dobro uma perna sobre a coxa da outra perna e faço automassagem no pé, concentrando-me no que estou fazendo.
Você pode tentar fazer isso, e se o pensamento teimar em preocupar-se, volte novamente a concentrar-se no que está fazendo e lembre-se de proporcionar-se, por todo o tempo dos exercícios matinais, o seu bem-estar.

de erguer os braços,
sorrir, espreguiçar-se, alongar-se
Enrodilhe, se quiser, as duas mãos em uma perna a começar da coxa e faça movimentos circulares e contrários, levando uma das mãos para um lado e a outra mão, para o outro lado.
Ainda sentado(a) na cama, capriche alongando as pernas juntas, sem dobrar o joelho e tente alcançar as pontas dos pés, os dedos dos seus pés. Alongue-se e repita esse movimento por 5 vezes, fazendo pausas, prestando atenção à respiração e sinta novamente o prazer de estar-se dando esse tempo pela manhã.
Se perceber que a atenção foge do que você está fazendo, traga-a gentilmente de volta para cada movimento. Seja muito gentil com você, quando a sua mente for para longe e divagar. Traga-a de volta e recomece. É aprendendo a ser generoso(a) e gentil com você, que você o será para com as outras pessoas também.

Proporcione-se este conforto
Consulte o seu médico, o seu orientador físico sobre fazer exercícios em casa; veja se há impedimento de fazer algum dos movimentos.
Se já fizer exercícios matinais, lembre-se de que o foco ao fazer os exercícios, no caso, é levar atenção plena a cada movimento.
A intenção aqui é mostrar que você pode concentrar toda a sua atenção no que estiver fazendo e, assim, poder diminuir e até cessar os pensamentos negativos recorrentes, otimizando as suas emoções, melhorando cada vez mais o seu bem-estar físico e mental.
Mais orientações de como proporcionar-se o bem estar e evoluir em busca do seu autoconhecimento, autorrealização e felicidade, veja no meu livro “10 Passos Para Viver Sem Ansiedade“.
Se você mora no Brasil e prefere o livro físico, fique de olho no frete grátis da Amazon. Para adiantar, se quiser, compre o livro digital e comece a leitura hoje mesmo no dispositivo Kindle, no seu celular, no tablet ou computador.
Se preferir, acesse o meu Programa “Da Ansiedade ao Bem-Estar“, com aulas em vídeo, relaxamento, meditação guiada, sessão em que conduzo você com elementos de hipnose ericksoniana, usada para tirar a pessoa, com o seu consentimento, de estados emocionais ruins e indesejados, traumas, ansiedade, o que proporciona alívio e bem-estar imediatos a cada sessão repetida, e o bom é que você pode repetir todos os exercícios comigo quantas vezes quiser. Isso e muito mais. Presenteie-se e se surpreenda com os resultados positivos e benefícios!